ENERGIA SOLAR

A energia solar é a conversão da luz solar em eletricidade, seja utilizando diretamente energia fotovoltaica, ou indiretamente, utilizando energia solar concentrada. Sistemas CSP usam lentes ou espelhos para focar uma grande área de luz solar em uma pequena viga, enquanto a PV converte a luz em corrente elétrica usando o efeito fotoelétrico.

Como Funciona
a ENERGIA FOTOVOLTAICA

Nas últimas duas décadas, a energia fotovoltaica (PV) evoluiu de um nicho de mercado puro de aplicações de pequena escala para se tornar uma fonte de eletricidade relevante.

Até 2012 o Brasil possuia algumas unidades de dezena de instalações pelo Brasil, hoje já são mais de 70.000 mil casas com o sistema.

Confira abaixo uma materia explicando como funciona o tipo de conexão On Grid para sua casa e comercio.

Desde 2012 é possível gerar a própria energia elétrica graças à resolução 482 da ANEEL (Agência Nacional d e Energia Elétrica) que regularizou a micro e minigeração distribuída no Brasil, o sistema funciona em forma de compensação de energia, permitindo o consumidor instalar pequenos geradores em sua residência, comércio ou indústria e trocar energia com a distribuidora local.

O Painel Solar reage com a luz do sol e produz energia elétrica (energia fotovoltaica). Os painéis solares, instalados sobre o seu telhado, são conectados uns aos outros e então conectados no seu Inversor Solar.

Um inversor solar converte a energia solar dos seus painéis fotovoltaicos (Corrente Continua - CC) em energia elétrica que pode ser usada em sua Casa ou Empresa para a TV, Computador, Máquinas, Equipamentos, e qualquer equipamento elétrico (Corrente Alternada - AC) que você precise usar.

A energia que sai do inversor solar vai para o seu "quadro de luz" e é distribuída para sua casa ou empresa, e assim reduz a quantidade de energia que você compra da distribuidora. A energia solar pode ser usada para TVs, Aparelhos de Som, Computadores, Lâmpadas, Motores Elétricos, ou seja, tudo aquilo que usa energia elétrica e estiver conectado na tomada.

O excesso de eletricidade volta para a rede elétrica através do relógio de luz bi-direcional. Esse relógio de luz mede a energia da rua que é consumida quando não tem sol e, a energia solar gerada em excesso quando tem muito sol e é injetada na rede da distribuidora. A energia solar que vai para a rede vira "créditos de energias" para serem utilizado de noite ou nos próximos meses. Em outras palavras: você produz energia limpa com a luz do sol e reduz a sua conta de luz!!

Esse sistema de gerar energia limpa e renovável vai lhe possibilitar valorizar a sua propriedade além de gerar a sua própria energia elétrica e praticamente abolir com a sua conta de luz!

Fonte: Aneel

O Equipamento Inversor

Um inversor solar é um equipamento eletrônico que converte a corrente elétrica contínua (CC) em alternada (sinal elétrico CA) no sistema fotovoltaico. É praticamente um adaptador de energia para o sistema fotovoltaico.

O inversor solar também garante a segurança de todo o sistema, realiza monitoramento, e é responsável pela otimização de energia produzida.

O inversor pode possuir ou não um transformador em seu interior. Alguns não possuem para otimizar a energia produzida, uma vez que os transformadores geram calor. Em outras palavras: quanto menor energia térmica produzida, menor será a perda de energia elétrica – logo, o aparelho se torna mais eficiente.

O principal diferencial do Micro Inversor, é o fato não existir ligação em série de painéis solares.

Desta forma, possibilita que cada painel trabalhe com toda a sua potência, independente dos outros presentes no mesmo arranjo. Permite também o monitoramento individualizado, trazendo controle e agilidade para investigar qualquer situação sem necessidade de intervenção da equipe técnica no local. Esses enormes benefícios ao seu sistema, se traduzem em melhores retornos financeiros ao seu investimento.

Micro Inversores despertam mais cedo e desligam mais tarde todos os dias.

Os Micro Inversores possuem uma tensão de inicialização de aproximadamente 22V. Um inversor “de parede” de boa qualidade pode ter uma tensão de inicialização entre de 80V e 200V, ou mais. Ou seja, por demandar uma quantidade tão baixa de energia elétrica para inicialização, um sistema com Micro Inversores normalmente deve ligar mais cedo e desligar mais tarde todos os dias.

Fonte: Casa do Inversor

QUER SABER MAIS?

Clique no botão abaixo e faça agora mesmo o seu Orçamento

Rolar para cima

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Por favor, preencha o formulário abaixo. Através das informações fornecidas, nossa equipe entrará em contato com você o mais rápido possível.